Lucas KSM 27 de novembro de 2019

2º Dia de Campo

Emater/RS-Ascar promove Dia de Campo Socioassistencial em Coronel Pilar

O 2º Dia de Campo Socioassistencial do município de Coronel Pilar foi realizado pela Emater/RS-Ascar na tarde desta quarta-feira (20/11), na comunidade da Linha Caravaggio. A atividade contou com três estações temáticas e reuniu mais de 30 pessoas. Na ocasião, o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Neuri Frozza, ressaltou a presença da Extensão Rural nas comunidades, trabalhando com as famílias ações que vão desde a produção até a alimentação.

Em uma das estações, as extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar Franciele Sonaglio e Silvia Grassiani ensinaram como preparar tintura com hortelã e um spray para garganta à base de mel, a fim de que as famílias possam aproveitar as plantas medicinais que têm na propriedade para uso o ano todo, propiciando a saúde. As extensionistas também orientaram sobre as formas de uso desses produtos e distribuíram amostras do spray e receitas para os participantes.

Outro tema tratado pelo meliponicultor Orlando Morschel, de Nova Petrópolis, foi o conhecimento das abelhas nativas sem ferrão. No RS, há 24 espécies dessas abelhas. Morschel, que produz morangos, utiliza os enxames na polinização e cria abelhas sem ferrão para venda, sendo uma renda extra para a família. Complementando este assunto, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Adriano Ferrari, explicou o passo a passo para elaboração de armadilha e atrativo para captura de abelhas sem ferrão, praticamente sem custo, e como posicionar as iscas e transferir as abelhas para a caixa.

Para a agricultora Angelina Agatti, o dia de campo “foi muito bom, muito produtivo”, pois propiciou o aprendizado de várias coisas novas que ela não sabia como fazia ou como funcionava.

 Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Jornalista Rejane Paludo

 repal@emater.tche.br

(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

 \