Lucas KSM 9 de outubro de 2018

Auriculoterapia na Atenção Básica

O Ministério da Saúde, Portaria nº 849, de 27 de março de 2017 e Portaria n º 633, de 28 de março de 2017, aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde e proporciona acesso a diversas práticas integrativas e complementares aos usuários do SUS.
Buscando sempre a melhoria na qualidade de vida dos Munícipes de Coronel Pilar, o Posto de Saúde de Coronel Pilar (com a dedicação sobre educação permanente da Enfermeira Odete Schmitz e da Secretária Priscila Demari Nicaretta que tiveram acesso à disponibilidade do curso e) capacitou a Profissional Fonoaudióloga Mariele Bertoncello no curso de AURICULOTERPIA PARA PROFISSIONAIS DE ATENÇÃO BÁSICA (uma parceria do Governo Federal e Universidade Federal de Santa Catarina).
Na Atenção Básica, a auriculoterapia pode ser usada tanto em atendimentos individuais, como em atendimentos coletivos. Embora as PICs sejam múltiplas, algumas tem sido estudado cientificamente, caso típico da acupuntura, também da meditação, e inclusive da auriculoterapia ganhando destaque e alguns estudos mostram seu custo-efetividade em sistemas de saúde e impacto favorável na Atenção Básica.
A técnica é caracterizada por utilizar o pavilhão auricular como um microssistema para tratar diferentes tipos de problemas, pesquisas demonstram mecanismos de controle da dor e inflamação que são potencializados através da auriculoterapia, por exemplo. Atualmente esta prática de Auriculoterapia já está sendo oferecida para a população com o auxílio da Prefeitura Municipal que efetuou a compra do material para sua prática.\