Início / Notícias / Participação de Coronel Pilar no IV Encontro Intermunicipal da Alimentação
Participação de Coronel Pilar no IV Encontro Intermunicipal da Alimentação

Participação de Coronel Pilar no
IV Encontro Intermunicipal da Alimentação

No dia 18 de outubro do corrente ano aconteceu o IV Encontro Intermunicipal em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Este encontro teve como objetivo principal reunir agricultores familiares em uma confraternização entre os municípios de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, fortalecendo o debate em relação a alimentação saudável e a soberania alimentar. O mesmo foi organizado pelas três equipes da Emater dos municípios envolvidos, com apoio das três prefeituras e pelo STR. O encontro aconteceu no Salão da Comunidade de São Roque Figueira de Melo, em Garibaldi, RS e contou com a participação de mais de 600 agricultores e agricultoras dos três municípios. Destes, em torno de 110, eram do município de Coronel Pilar.
O encontro iniciou com a presença e manifestação das autoridades, inclusive do prefeito de Coronel Pilar, Sr. Adelar Loch que evidenciou a importância dos alimentos produzidos na região para a alimentação da população local e regional. Posteriormente, ocorreu a palestra com o italiano Alberto Bufano que falou sobre a importância de uma alimentação saudável e natural, e os efeitos que a mesma tem sobre a saúde. Enfatizou a problemática de uma alimentação inadequada e seus efeitos diretos sobre a saúde.
Foi apresentado o resultado dos trabalhos anuais de preparação para o encontro, numa Mostra de Receitas Intermunicipais. O município de Coronel Pilar apresentou receitas a base do leite e contou com a participação de 14 comunidades/grupos com 14 receitas diferentes: biscoito de laranja, pão de queijo, bolo de melado, bolo simples, pudim de abóbora, Grostoli, cuca rápida, rapadura, cuca, queijo, pudim de leite, palha italiana, húngara e paçoquinha. A coletânea foi impressa e distribuída entre os participantes, e teve o apoio e financiamento da Cooperativa Sicredi.
Dentre muitas atrações, também haviam artesãs dos três municípios, sendo que Coronel Pilar foi representado por 7 artesãs que comercializaram seus produtos no local.
No final do encontro foi distribuído um exemplar da coletânea para cada família participante, juntamente com uma muda de óra-pro-nóbis (do latim “rogai por nós”) – planta com elevados teores de proteína é popularmente chamada de “carne-de-pobre” pelo potencial de consumo principalmente na agricultura familiar de baixa renda.
O próximo encontro será em Boa Vista do Sul, em 2020.