Lucas KSM 22 de outubro de 2018

Encontro da Alimentação

Participação de Coronel Pilar no
IV Encontro Intermunicipal da Alimentação

No dia 18 de outubro do corrente ano aconteceu o IV Encontro Intermunicipal em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Este encontro teve como objetivo principal reunir agricultores familiares em uma confraternização entre os municípios de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, fortalecendo o debate em relação a alimentação saudável e a soberania alimentar. O mesmo foi organizado pelas três equipes da Emater dos municípios envolvidos, com apoio das três prefeituras e pelo STR. O encontro aconteceu no Salão da Comunidade de São Roque Figueira de Melo, em Garibaldi, RS e contou com a participação de mais de 600 agricultores e agricultoras dos três municípios. Destes, em torno de 110, eram do município de Coronel Pilar.
O encontro iniciou com a presença e manifestação das autoridades, inclusive do prefeito de Coronel Pilar, Sr. Adelar Loch que evidenciou a importância dos alimentos produzidos na região para a alimentação da população local e regional. Posteriormente, ocorreu a palestra com o italiano Alberto Bufano que falou sobre a importância de uma alimentação saudável e natural, e os efeitos que a mesma tem sobre a saúde. Enfatizou a problemática de uma alimentação inadequada e seus efeitos diretos sobre a saúde.
Foi apresentado o resultado dos trabalhos anuais de preparação para o encontro, numa Mostra de Receitas Intermunicipais. O município de Coronel Pilar apresentou receitas a base do leite e contou com a participação de 14 comunidades/grupos com 14 receitas diferentes: biscoito de laranja, pão de queijo, bolo de melado, bolo simples, pudim de abóbora, Grostoli, cuca rápida, rapadura, cuca, queijo, pudim de leite, palha italiana, húngara e paçoquinha. A coletânea foi impressa e distribuída entre os participantes, e teve o apoio e financiamento da Cooperativa Sicredi.
Dentre muitas atrações, também haviam artesãs dos três municípios, sendo que Coronel Pilar foi representado por 7 artesãs que comercializaram seus produtos no local.
No final do encontro foi distribuído um exemplar da coletânea para cada família participante, juntamente com uma muda de óra-pro-nóbis (do latim “rogai por nós”) – planta com elevados teores de proteína é popularmente chamada de “carne-de-pobre” pelo potencial de consumo principalmente na agricultura familiar de baixa renda.
O próximo encontro será em Boa Vista do Sul, em 2020.\