Lucas KSM 26 de setembro de 2019

Setembro Amarelo

Na tarde do dia 18 de setembro, esteve reunido no salão comunitário da Sede, um bom público para prestigiar o evento do “Setembro Amarelo”, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O evento promovido pela Secretaria Municipal de saúde contou com a presença da psicóloga Patricia Manica que empolgou os participantes com uma palestra motivacional e dinâmicas.

O mês de setembro tem um significado especial: valorização da vida e prevenção do suicídio. O sofrimento existe e ele não pode ser ignorado, quando algo não está bem significa que alguma mudança precisa ocorrer na sua vida. Falar o que sente e poder resolver o que está lhe causando angústia e sofrimento é a melhor forma de se mudar a vida!

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Os números divulgados são extremamente preocupantes: o suicídio é hoje a segunda causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos.

 \