Fabiane Pisoni . 17 de maio de 2022

ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA M. DE ENSINO F. BENTO GONÇALVES VISITARAM O CENTRO CULTURAL VILLAS BOAS

Os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves visitaram o Centro Cultural Villas Boas, entre os dias 09/05 a 16/05 de 2022 o Centro Cultural Villas Boas recebeu a visitação mediada dos alunos do 1°ao 9º Ano da EMEF Bento Gonçalves, juntamente com os professores: Andréia T. R. Marques Branco, Jéssica Dos Santos, Jaqueline M. Vieceli, Silvana K. Barili, Simone F. F. Lanzini e Júlia Flores.
As turmas do 1º ao 5º Ano, além de visitar a Exposição Itinerante “Coronel Pillar: Um líder cavalariano a serviço da República.” Conheceram as Histórias de Vida que são entrevistas dos idosos de nossa comunidade no qual relataram as experiências de infância e como é morar em nossa cidade.
Em sequência visitaram o Museu Histórico Coronel Pilar, um lugar que preserva e apresenta a partir do acervo representativo a imigração italiana e suas narrativas com os afazeres por meio de objetos que são testemunhos de seu tempo como: ferramentas, louças, livros, móveis, fotografias antigas que faz parte da nossa história, da nossa cultura, do nosso povo. Homens e mulheres que lutaram e conservaram sua fé, construindo assim a nossa cidade.
As turmas do 6º ao 9º Ano focaram mais na exposição Itinerante “Coronel Pillar: Um líder cavalariano a serviço da República.” que faz parte do Centro Histórico Coronel Pillar da Brigada Militar de Santa Maria no Comando de Policiamento Ostensivo Central. Conhecendo a vida e a missão de Coronel Fabrício Baptista de Oliveira Pillar, esse heroico Republicano a serviço da Revolução Federalista de 1893, no qual nossa cidade recebeu esse nome em 1944, homenageando-o. Aproveitando a visita, foram até a Biblioteca Pública Municipal e a Câmara de Vereadores e conheceram a arquitetura do antigo moinho que é do ano de 1950, no qual passou por uma revitalização e continuou com suas características originais.
O Centro Cultural Villas Boas é nossa história, venha nos visitar!