Lucas KSM 21 de agosto de 2018

Comitiva visita prefeito de Coronel Pilar

Nesta última terça-feira (14/08), representantes das entidades organizadoras do IV Encontro Intermunicipal da Alimentação participaram de visita junto ao gabinete do prefeito de Coronel Pilar, Senhor Adelar Loch.
Nesta comitiva, representando a Emater/RS-Ascar estiveram presentes o engenheiro agrônomo e ATR da área social da Emater/RS-Ascar, Neuri Frozza, o chefe de escritório e técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Garibaldi Vanderlei Cercatto, as técnicas sociais da Emater/RS-Ascar Franciele Sonaglio, Sílvia Rejane Grassiani e Marisa Bortolini dos municípios de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, respectivamente, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar Senhor Luciano Rebelatto e o secretário de Agricultura e Pecuária de Garibaldi, Senhor André Busa.
O prefeito Adelar Loch, juntamente com a secretária da Administração e Fazenda, Senhora Analice Baruffi Corbellini receberam a comissão organizadora para oficializar o convite para o IV Encontro Intermunicipal em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação que acontecerá no dia 18 de outubro, no salão da comunidade S. Roque Figueira de Melo, em Garibaldi. O mesmo objetiva reunir agricultores familiares em uma confraternização intermunicipal, buscando fortalecer e valorizar a alimentação saudável. Na ocasião, os participantes poderão assistir a uma palestra com o italiano Alberto Bufano que abordará o tema: A importância de uma alimentação saudável e natural e os efeitos que a mesma tem sobre a saúde”. Na oportunidade, serão apresentados os pratos desenvolvidos nas comunidades dos três municípios numa Mostra de Receitas.
Este evento integra as comemorações do aniversário de 118 anos de emancipação política do município de Garibaldi, é organizado pelas equipes dos escritórios dos três municípios, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Prefeituras Municipais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, realizado de forma itinerante.
Em consonância com este projeto, a Emater/ASCAR do município de Coronel Pilar está realizando um trabalho de resgate de receitas nas comunidades do município utilizando como matéria-prima, o leite. Diversas receitas já foram selecionadas e testadas para que a presença do município possa colaborar com o sucesso do encontro. Segundo a técnica social Marisa Bortolini, o que mais chama a atenção é a riqueza e a diversidade de receitas, é um resgate importante a ser feito para que nossa cultura permaneça viva também na culinária.
O prefeito Adelar Loch avalia como um momento único de resgate e valorização alimentar e reforça o convite para que as comunidades participem e prestigiem este evento.

Texto:Técnica Social Marisa Bortolini\