Fabiane Pisoni . 12 de agosto de 2022

HISTÓRIA DE COMO INICIOU O GRUPO QUE INTEGRAM O PROGRAMA TURISMO RURAL EM NOSSO MUNICÍPIO

Na tarde do dia 05 de outubro de 2020, ocorreu o primeiro encontro com o objetivo de articular e sensibilizar os interessados em participar do curso PROGRAMA TURISMO RURAL oferecido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Neste dia participaram 23 pessoas, tendo a apresentação do programa feita pelo Instrutor do SENAR Sr. Erich Ramm.
A segunda etapa ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2020, com a IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO com o Instrutor Erich. Nesta etapa então formou-se o grupo com as pessoas que se sensibilizaram em realmente participar do programa: Adriana Alberton Colassiol, Amanda Colassiol, Edi Mattuella Debenetti, Flavia, Iraci Moresco Zanatta, Ivanice Pellizari Rebellatto, Liane Furlanetto Pilatti, Maria Helena Caneppelle Villa, Rosane Ferla Fachinelli, Selson Correa de Campos e Viviane Borsoi Baruffaldi. No primeiro dia foi montado um cronograma de visitas para conhecer a propriedade de cada integrante deste grupo formado, sendo que no segundo e terceiro dia ocorreram as visitas.
Devido a pandemia o curso ficou parado retornando somente em 14 de setembro de 2021 com visitas as propriedades que ainda não haviam sido visitadas: propriedade de Orlando Carrer representado pelo Fabio e a Silmara, propriedade de Luiz Fernando Dias Batista e Elizete Dalapossa e Vinícola Casa Pilatti.
No período de 19 a 21 de outubro ocorreu a etapa Acolhida no Meio Rural, sendo que no dia 20 de outubro foi realizado um passeio experimental pelas propriedades com os próprios empreendedores do grupo.
Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro o grupo participou da Etapa Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas, sendo que no dia 30 ocorreu a visita ao Café do Instrutor Sr. Erich e Família na cidade de Gramado. Nesta etapa o grupo definiu ações de organização e identificação do grupo. Foi definido uma Comissão que ficou assim constituída: Adriana, Alexandre, Edi e Rosane. No último dia desta etapa (02 de dezembro) na parte da tarde foi realizada a visita na Osteria Della Colombina para uma troca de experiências.
Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2022, o grupo voltou a se reunir com o instrutor Erich para continuação do curso sendo que no dia 23 foi realizado o passeio experimental pelos empreendimentos, com convidados de outras cidades próximas as nossa como: Rádios, Jornais, Secretários de Turismo, Atuaserra, Osteria Della Colombina, APEME, fotografa entre outros. Foi um grande dia pois os empreendedores vivenciaram a experiência e emoção de estar recebendo turistas, mostrando os potenciais existentes em cada propriedade.
Nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2022 foi iniciado uma nova etapa voltado a Gastronomia, onde foi trabalhado sobre Comandando e Organizando a Cozinha Rural com a instrutora Claudia Regina.
Nos meses de maio e junho o grupo teve a experiência na prática, onde puderam aprender a fazer diversas receitas saborosas e até montar sugestões de cardápios.
Nesta semana, ocorreu a última Etapa deste Programa que é a Consolidação das Ações Desenvolvidas e dizer que nestes quase dois anos de curso foi de muito conhecimento, aprendizagem, empenho e dedicação. O grupo tem muita força de vontade e muito potencial para estar trabalhando no desenvolvimento do turismo em nosso município.
.
.
“Na hora de colher os frutos do longo trabalho, é importante olhar para todos que sempre trabalharam e estiverem disponíveis para enfrentar todos os obstáculos que apareceram no caminho. O sucesso é feito de uma união de pessoas, de um verdadeiro time em ação”.