Fabiane Pisoni . 19 de abril de 2022

INAUGURAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO DE CORONEL PILAR

A Administração Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Inaugurou o Museu Histórico de Coronel Pilar, criado pela Lei Municipal 938 de 12 de agosto de 2021.
O museu, sendo denominado como uma instituição de memória, apresenta através dos objetos testemunhos históricos que contextualizam uma época, fatos, vidas e cotidianos, refletindo dessa forma, a cidade que vivemos e conhecemos hoje.
Queremos preservar, pesquisar e comunicar a partir do acervo representativo a imigração italiana nesta localidade. Cada doador tem um pouco de sua história guardada nesse local contribuindo para eternizar a memória de mais de um século de luta, persistência e cultura no município.
Em 2017 foi realizado entrevistas com 26 idosos de nosso município que faz parte da proposta Histórias de vidas.
Em 2019 realizou-se a coleta de mais de 700 objetos como: máquinas, móveis, louças, livros, ferramentas e mais de 400 fotografias, organizando assim a expografia do Museu Histórico, com mais de cem doadores.
Visitar o Museu é um convite para consolidar-se como um espaço educativo não-formal, responsável pela preservação do patrimônio cultural junto com a comunidade Coronelpilarense.
Juntamente com as comemorações da semana do Município, queremos lembrar de um lutador que nossa cidade tem como nome. Na nossa história tivemos muitas mudanças e uma delas foi o nome que recebeu como: São Lourenço, Figueira de Mello, Sessanta, Villas Boas, Floriano Peixoto e em 1944 recebemos o nome definitivo de Coronel Pilar. Homenageando um heroico Republicano que faleceu em combate no dia 6 de setembro de 1894 aos 38 anos de idade. Homenageando-o com a Exposição Itinerante “Coronel Pilar: Um líder cavalariano a serviço da República.” cedida pelo Centro Histórico Coronel Pilar de Santa Maria – RS.
Venha conhecer a nossa história!