Lucas KSM 11 de setembro de 2017

Auriculoterapia

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 849, de 27 de março de 2017 e da Portaria n º 633, de 28 de março de 2017, aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.
Portanto, a partir de agosto de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde inicia os atendimentos utilizando a auriculoterapia como técnica complementar aos tratamento de saúde.
A Secretaria informa a toda a população que o paciente poderá acessar o Serviço no Posto de Saúde por livre demanda ou por encaminhamento médico, fazendo seu agendamento com a fonoaudióloga Mariele Bertoncello, que colocará em prática a auriculoterapia.
Os atendimentos poderão ser individuais:
– A auriculoterapia pode ser usada como tratamento complementar, ou mesmo como tratamento alternativo (principal para alguns problemas), sendo aplicada ao final da consulta pelo mesmo profissional que o atendeu (idealmente) ou, no caso deste não ter a competência, por um colega após atendimento clínico e discussão de caso;
– As situações possíveis são muitas, mas os exemplos mais comuns de problemas tratados em atendimento individual com auriculoterapia são dores agudas e crônicas, insônia, transtornos de ansiedade e outros transtornos emocionais.
Ou Coletivos:
– Grupo de tratamento do fumante: útil como terapia complementar no controle da ansiedade e compulsão;
– Grupo de gestantes: para controlar sintomas comuns do período gestacional, como: azia, náuseas, insônia e dores nas costas;
– Grupos voltados para dores em geral: no manejo e no tratamento do paciente com dores;
– Grupos de Transtornos Alimentares: útil como terapia complementar no controle da ansiedade e sintomas emocionais, relacionados aos transtornos alimentares; aumento da saciedade e redução da fome em pacientes com indicação de perda de peso.

\