ASPECTOS ECONÔMICOS
A economia do município é baseada, principalmente, nas atividades desenvolvidas pelo setor primário, tais como agricultura, avicultura, suinocultura e vitivinicultura. São estes os setores que envolvem o maior número de pessoas e contribuem para o desenvolvimento econômico do município, representando 91,24% do valor adicionado, ano base 2013.
A área agrícola é constituída por minifúndios, pequenas propriedades rurais com agricultura de subsistência e comercial. A própria localização e a fertilidade do solo, favorecem a existência de culturas variadas. No ano de 2014 foram produzidas, aproximadamente, 18 milhões de quilos de uva, com industrialização própria e venda para vinícolas da região. Além da produção de leite, o cultivo de milho, batata inglesa, cebolas, frutas cítricas e outros produtos de consumo diário. Outra atividade de destaque é a avicultura, sendo que no ano de 2013 teve uma produção de 5.883.213 cabeças.
A indústria e o comércio são pouco desenvolvidos no município, sua representatividade corresponde, respectivamente, a 2,21% e 3,68% do valor adicionado, ano base 2013. Destacamos nestes setores algumas vinícolas, mercados, loja de móveis e eletrodomésticos, loja de artigos de cama, mesa, banho e roupas, posto de gasolina, comércio varejista de GLP, indústria de massas, indústria de esquadrias, bar e lancheria, drogaria/farmácia e agropecuária.
No setor de serviços, mencionamos empresas de transporte de produtos diversos, transporte escolar, lotérica, instalação e manutenção elétrica, mecânica, escritório de contabilidade, representando 2,87% do valor adicionado do município, ano base 2013.

INFORMAÇÕES POPULACIONAIS
O município de Coronel Pilar tem uma população de 1.725 habitantes, segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE.
Na área urbana do município se concentram 10,09% da população, 174 habitantes. Enquanto que na área rural estão instalados 1.551 habitantes, que corresponde a 89,91%. Assim, a densidade demográfica do município é de 16,36 habitantes por km², sendo que, devido a sua extensão territorial, a população está mais dispersa.

EDUCAÇÃO
O município dispõe de três escolas: uma estadual e duas municipais. A Escola Estadual de Ensino Médio São Lourenço atende séries finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde. Enquanto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bento Gonçalves e de Educação Infantil Aprendendo Brincando atendem nos turnos da manhã e tarde, alunos da Educação Infantil até o 5º ano. Todos os alunos do município usufruem de transporte escolar pago pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
O município não possui escola de nível superior, mas incentiva os jovens a prosseguirem com seus estudos, além de oferecer auxílio de 100% no transporte universitário para as diversas universidades da região. São beneficiados com o transporte, aos universitários que residem e trabalham no município. Além disso, os alunos da Educação Especial que frequentam a APAE também contam com o auxílio do transporte para se deslocarem ao município vizinho de Garibaldi.
No contra turno escolar são oferecidas várias atividades às crianças e aos jovens do município, tais como: aulas de futebol, futsal, violão, teclado, gaita e instrumentos de sopro, atendendo alunos, devidamente matriculados e frequentando as aulas. Destaca-se também o Coral Infanto- Juvenil e o Coral Vocce Dei Monti composto por pessoas da 3ª Idade do município.
O município possui uma Banda Municipal, composta por, aproximadamente, 30 (Trinta) componentes, dentre os quais alunos e moradores do município, que cultivam as tradições com a nossa Pátria.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
A Administração de Coronel Pilar encontra-se centralizada na Sede do município, sita Avenida 25 de Julho, 538, Centro, em prédio próprio da antiga subprefeitura, sendo dirigida pelo Sr. Luciano Contini, Prefeito Municipal, e pelo Sr. Ivan Batista Agatti, Vice-Prefeito Municipal.
A estrutura administrativa conta com cinco secretarias: Secretaria Municipal de Administração e Fazenda; Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos; Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. Além das secretarias, conta com setores e departamentos ligados às mesmas que auxiliam na gestão administrativa. O que é importante no setor público é a presença dos funcionários efetivos que dão continuidade aos trabalhos do dia a dia e que são necessários para o sucesso de uma gestão.
A Administração Municipal, além de atender as necessidades do Município, tem como meta o bem-estar dos munícipes: crescimento econômico, social, cultural, condições de trabalho, perceber as diferenças e condições de famílias que necessitam de um olhar, tratar a todos com igualdade.
O Município de Coronel Pilar é exemplo de responsabilidades, trabalho, respeito, solidariedade e compromisso. Realizamos o sonho de nossos antepassados, que nos deixaram a semente do progresso por nós assumido com a responsabilidade de tornar o município cada vez melhor. O trabalho deve ser coletivo e transparente entre Executivo, Legislativo e toda a comunidade Coronelpilarense.

SAÚDE
O município de Coronel Pilar possui um Centro Municipal de Saúde, totalmente adequado para as questões de acessibilidade, no qual são realizadas consultas/atendimentos pelos diversos profissionais da equipe. Dentre eles podemos citar: atendimento odontológico, psicológico, fonoterápico, nutricional, assistencial e fisioterápico.
O atendimento ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, sendo que após esse horário, em casos de urgência ou emergência, o paciente é levado até o Hospital São Pedro de Garibaldi, no qual possui convênio, proporcionando maior conforto e segurança às necessidades dos munícipes.