Perguntas e suas respectivas respostas na área da Saúde

1. Qual é o horário de atendimento do Posto de Saúde?

O expediente do Posto de Saúde é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.

2. E fora do horário de atendimento, a quem devo recorrer?

Em casos de urgência os moradores de Coronel Pilar deverão se dirigir diretamente ao Hospital São Pedro de Garibaldi, onde serão atendidos pelo médico de plantão gratuitamente.

3. Em horário de atendimento do Posto de Saúde, posso ir direto para o hospital?

Não. Primeiro os pacientes precisam passar pelo atendimento do médico no Posto de Saúde. Somente se houver necessidade o paciente será encaminhado ao hospital, como, por exemplo, pacientes gravemente feridos, acidentados, com suspeita de AVC, isquemia, etc.

4. E se eu precisar de ambulância?

Pessoas com problemas graves de saúde, acidentados ou que não tenham condições de se locomover até o hospital poderão entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde, pelo fone (54) 9 9974-9986 e solicitar o transporte. É importante salientar que isso deve ocorrer somente em casos de urgência.

5. Quanto tempo a ambulância demora a chegar até minha casa?

A ambulância irá demorar o mesmo tempo de qualquer outro veículo para se deslocar do Posto de Saúde até a casa do paciente. Além do tempo que o motorista leva para sair de sua residência, pegar a ambulância e ir até o destino. Por isso, sempre que o paciente tiver condições de se deslocar com algum familiar, agilizará o seu atendimento.

6. Como funciona o atendimento médico no Posto de Saúde?

Por ordem de chegada para pediatra, e com horário pré-agendado com os demais profissionais. Os agendamentos podem ser feitos na recepção do Posto de Saúde ou com os próprios profissionais.

7. Quais são os profissionais que atendem no Posto de Saúde?

O Posto de Saúde conta com uma equipe multiprofissional, de maneira exemplar, se comparado a outros municípios. Essa equipe é composta por: clínicos gerais, pediatra, ginecologista, dentistas, enfermeira, técnicas em enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, nutricionista, farmacêutica, higienizadora e recepcionista.

8. Como faço para ser atendido por esses profissionais?

Para agendar atendimento, basta entrar em contato com o Posto de Saúde, dentro do horário de expediente, através dos telefones (54) 3435-1066 e/ou (54) 3435-1145, ou pessoalmente com a recepcionista.

9. Se eu não for morador do município, poderei ser atendido no mesmo?

Todo e qualquer cidadão poderá ser atendido na Unidade Básica de Saúde, a qualquer momento, pelos profissionais que aí atuam. Porém, de acordo com decisão tomada pelo Conselho de Saúde Municipal – CSM, moradores de outros lugares não poderão ser encaminhados para atendimentos especializados contratados pelo município e pagos com recurso próprio. Esses encaminhamentos somente serão realizados para pessoas que estiverem EFETIVAMENTE morando em Coronel Pilar. Não serão considerados para estes fins outros critérios como título de eleitor, possuir bens e/ou terra ou ter familiares que moram no município.

10. Como funciona a distribuição de medicamentos?

Todo e qualquer cidadão, morador ou não do município, terá direito a retirar medicação de uso imediato, ou seja, para aquelas causas que precisam ser tratadas logo, naquele momento (febre, pressão alta, gripes e resfriados, dores fortes, etc.). Porém, somente moradores do município poderão retirar medicações que forem de uso contínuo, ou seja, aquelas usadas para tratamentos de longo prazo que não podem ser interrompidas (antidepressivos, anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes, dores crônicas, etc.).

11. Existem grupos de apoio?

Sempre que houver pessoas interessadas em participar, a Secretaria de Saúde organiza e mantém grupos de apoio, como, por exemplo, o Grupo de Tabagismo (para pessoas que desejam parar de fumar), Grupo de Gestantes, Grupo de Hipertensos, entre outros. Há também um Grupo de Idosos que se reúne nas terças-feiras à tarde no Ginásio Municipal para prática de atividades físicas.

12. Posso utilizar o transporte do município para consultar com médico especialista da região?

Sim. A Prefeitura Municipal transporta pacientes para consultas especializadas diariamente, para municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. Todos os munícipes podem utilizar este serviço, desde que confirmem as datas e horários com antecedência. Àqueles que tiverem exames ou consultas em Garibaldi solicita-se que se desloquem de veículo próprio, se houver.

13. Com quais hospitais o município tem convênio?

Apenas com o Hospital de Garibaldi. Somente serão atendidos ou encaminhados para outros hospitais pacientes de casos específicos como os oncológicos (pacientes com câncer) ou que necessitem de cuidados que fujam da capacidade do hospital de Garibaldi.

14. Com quais especialidades a Secretaria de Saúde possui convênio?

Cardiologista, dermatologista, oftalmologista, traumatologista, pneumologista, otorrinolaringologista. O paciente não precisa pagar nada para ser atendido por um desses profissionais. Além disso, a Secretaria é parceira de médicos como urologista, endocrinologista, reumatologista, neurologista e gastroenterologista, que cobram valores com desconto para pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde de Coronel Pilar.

Cidadão coronelpilarense! Caso sua dúvida não esteja entre as perguntas acima, por favor, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social através dos telefones (54) 3435 – 1066 ou (54) 3435 – 1145.