Lucas KSM 15 de maio de 2019

Silo secador

O milho sempre foi uma cultura importante nas pequenas propriedades rurais do nosso município, seja na comercialização do grão ou para criação dos animais nas propriedades. Antigamente armazenava-se o grão em espiga nos galpões, contudo com as novas tecnologias a produção aumentou, bem como tornou os grãos mais suscetíveis ao ataque de pragas nos depósitos. Isto fez muitos agricultores desistirem da antiga prática.
Hoje em dia grande parte seca os grãos em secadores de terceiros, o que aumenta ainda mais o custo de produção, para depois armazenar seco nas suas propriedades. Outra problemática observada é o produtor que comercializa o grão e que se sujeita ao preço da safra, que geralmente é menor comparado ao preço praticado em outros períodos do ano.
O objetivo do silo é proporcionar a secagem e a armazenagem de grãos na propriedade rural, para manter a qualidade dos produtos, as propriedades nutritivas, e diminuir as perdas, garantindo ao produtor redução de custos e maior lucratividade. As vantagens dos silos secadores é que ele proporciona autonomia ao produtor, que pode manter os grãos na propriedade. Da mesma forma, reduz as perdas qualitativas, pois o grão é secado com ar, o que mantém as qualidades físicas e nutricionais do produto. Outra vantagem é a redução de perdas, e evita frete, então para o produtor rural a opção do silo secador na propriedade é uma excelente alternativa, de baixo custo e que agrega valor à produção.
Atualmente o município de Coronel Pilar conta com 8 silos secadores em 7 propriedades, todos os projetos elaborados e acompanhados pela EMATER. Estes silos possuem uma capacidade total de armazenagem de 4550 sacas de milho, o que corresponde a praticamente 10 % do milho grão colhido no nosso município.
Maiores informações procurar o técnico Adriano Ferrari no escritório municipal da EMATER ou pelo telefone 3435.1067.

Foto: Adriano Ferrari
Propriedade Sr. Ibanor Agatti Linha São Jorge – Coronel Pilar.\