Fabiane Pisoni . 5 de julho de 2023

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO

O Município de Coronel Pilar foi selecionado através de Chamada Pública de Projetos 001/2022, integrando o programa de eficiência energética da CPFL, a empresa vencedora foi a Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia do Grupo da VA Engenharia, a qual executou a substituição de 412 lâmpadas de sódio por unidades de Led na iluminação pública.

O investimento da CPFL foi de R$ 417.640,00 (quatrocentos e dezessete mil seiscentos e quarenta reais), não houve utilização de recursos do Município.

As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as lâmpadas antigas e duram cerca de 20 (vinte) anos. O Percentual de economia do consumo de energia elétrica será de 77,49%, com valor estimado de R$ 270.000,00 de redução por ano em função do novo sistema de iluminação.

Os custos com a iluminação pública representam uma das mais importantes despesas no Município, qualquer medida que possa proporcionar a redução ou racionalização desses custos torna-se relevante para a gestão pública municipal. A gestão energética é um conjunto de ações coordenadas e articuladas que visa a redução dos custos da energia elétrica, colaborando assim para a eficiência do gasto público do município.