Fabiane Pisoni . 25 de abril de 2022

OS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO LOURENÇO VISITARAM O MUSEU HISTÓRICO

No dia 19/04/2022 o Museu Histórico de Coronel Pilar recebeu a visitação mediada dos alunos do 1°, 2° e 3° Ano da Escola Estadual de Ensino Médio São Lourenço juntamente com os professores e funcionária: Nádia Ecker, Evandro de Coll, Fabiane Nicolletti Fiss e Lenara Aimi Moresco.
Na ocasião foi abordado a história do antigo moinho de 1950 que hoje é o Centro Cultural Villas Boas. A Exposição Itinerante “Coronel Pilar: Um líder cavalariano a serviço da República.” composta por seis banners que faz parte do Centro Histórico Coronel Pillar da Brigada Militar de Santa Maria no Comando de Policiamento Ostensivo Central. Trazendo um pouco da trajetória de Coronel Fabrício Baptista de Oliveira Pillar, no qual nosso Município recebeu o nome, homenageando um heroico Republicano a serviço da Revolução Federalista de 1893 que no dia 6 de setembro de 1894 aos 38 anos de idade, morreu vitimado por uma bala inimiga no Combate em Capão das Laranjeiras, em São Francisco de Assis. Comandou o 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar por 01 ano, 10 meses e 06 dias.
Em seguida realizou-se a visitação e conversação ao Museu Histórico com sua expografia de mais de 700 peças de louças, ferramentas, livros, fotografias, instrumentos musicais e móveis, que apresenta através dos objetos testemunhos históricos que contextualizam uma época, fatos, vidas e cotidianos, refletindo dessa forma, a cidade que vivemos e conhecemos hoje com nossa descendência italiana na produção da culinária, no plantio da terra, no modo de vive e pensar. Foi lido alguns depoimentos dos idosos entrevistados no nosso município que faz parte da proposta Histórias de vidas.
O Museu visa ser um espaço educativo não-formal, responsável pela preservação do patrimônio cultural junto com a Escola.