Fabiane Pisoni . 17 de janeiro de 2022

CORONEL PILAR DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A ESTIAGEM

No dia 11 de janeiro o Prefeito Municipal Luciano Contini, assinou o Decreto declarando situação de emergência no Município de Coronel Pilar, devido a estiagem. Assim como diversos Municípios da região, Coronel Pilar vem sofrendo com as consequências da falta de chuva que prejudica os parreirais, plantações de milho e outros cultivos bem como o abastecimento de água para animais.
Tem-se notado nos últimos dias o agravamento da situação, com o surgimento de locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior do Município.
Com a publicação do Decreto, será possível os agricultores renegociarem dívidas com o PRONAF e PROAGRO que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais.
Ainda, poderá o Município manter as ações de combate a estiagem, que já vem executando nos últimos dias, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado, fornecimento de horas-máquina e caminhões para o auxílio nas propriedades, e demais ações que se fizerem necessárias.